|
Turma de balé: Grupo de arte espíta |
Fundada em 04 de janeiro de 1970, por Antônio e Almerinda Rosas, a princípio, serviu como abrigo permanente para crianças que cujo suas mães às entregavam para o casal cuidar, pois não teriam condições. Posteriormente o citado casal sem condições de manter
o abrigo, recorreu a ajuda de um grupo de cristãos espíritas que assumiu o controle e fundou a casa espírita “Lar da Criança”, com em torno de 120 crianças atualmente.
A principal idéia da instituição é de implantar uma educação de qualidade para crianças do 40 horas, que estão em nossa entidade e ajudar muitas vezes a sobrevivência de famílias nem sempre com boa estrutura.
Portanto, durante 39 anos de atividades a Casa “Lar da Criança” ajuda famílias e crianças desta comunidade.
|
Sopa Fraterna |
A maior atividade do centro espírita acontece aos sábados pela manhã, a evangelização infanto-juvenil. Durante todo o período matutino as crianças e adolescente tem atividades diversas. Porém o dia começa com um reforçado mingal (como a primeira refeição do dia para muitos). Depois disso, cada evangelizando previamente matriculado é direcionado a sala do seu ciclo correspondente a sua faixa etária. Na sala de aula, todos tem contato com temas evangélicos, baseados no livro " O evangelho segundo o espiritismo para crianças". Metodologicamente, o evangelho é abordado de maneira lúdica, salutar e auxiliado por instrumentos pedagógicos. Para isso, o centro dispõe de um grande recurso: O GRUPO DE ARTE DA CASA ESPIRITUAL! Para muitos que já conhecem a referida instituição, sabem que a mesma se encontra em um grande núcleo " periférico do município de Ananindeua e que o nível econômico da maior parte dos moradores e baixos salários. Muitos dos evangelizandos atendidos pelo centro espírita demostram um grande nível de agressividade, intolerância ao próximo, a disciplina e ao cumprimento de regras. Não diferente a sensibilidade aos sentimentos fraternos. Isso decorre ao fato de que este bairro ainda se encontra na estatística de violência urbana. portanto, muitos de nossos pequeninos já tem sido beneficiado pelas aulas de balé e de kung fu, pois os mesmos começam a apresentar comportamentos mais humanos e fraternos!
|
Aulas de Kung Fu: Grupo de arte Espírita |
Com Kung fu, ballet e artes plásticas, os coordenadores e evangelizadores encontraram a maneira mais agradável de realmente formar o homem de bem. Através destas linguangens artísticas, os evangelizandos estão inseridos em uma área de difícil acesso na sociedade: A Arte! Assim como na doutrina espírita que busca cada vez mais a altivez do espírito!
Para que todas as tarefas sejam realizadas, a casa que faz assistência espiritual e socila conta com o quadro de trabalhadores voluntários espíritas e voluntários indenpendentes da própria comunidade e de bairros do munícípio de Belém. Mas como qualquer instituição formal, o centro espírito tem regras, planejamentos semestrais, anuais. Hoje, podemos dizer sem melindres e falsas modéstias que estamos conseguindo em meio as dificuldades e provações realizar neste lugar e com nossos evangelizandos um processo de intervenção social, pessoal e espiritual.
|
Tia Rafaela com evangelizandas |
Eu e as minhas princesas *_*
ResponderExcluirna gincana da paz de 2011
=D